quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quem se comunica... deve ter mais cuidado.

Na postagem anterior descrevi uma falha de comunicação que tornou-se cômica (vide postagem anterior).

Pensando mais seriamente, lembrei-me de como coisas importantes ocorrem ou deixam de ocorrer devido às falhas no momento da comunicação. Dentre as coisas que recordei, desejo partilhar a seguinte história:

Um jovem executivo estava saindo do escritório quando vê o presidente da empresa em frente à máquina de picotar papéis, com um documento na mão.

- Por favor - diz o presidente - isto é muito importante e minha secretária já saiu. Você sabe como funciona esta máquina?

- Lógico! - responde o jovem executivo. Ele liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão.

- Excelente! Muito obrigado - agradece o presidente - eu preciso só de uma cópia.


A história narrada acima assinala que um dos maiores equívocos na comunicação é o fato de tentarmos adivinhar o que as pessoas irão fazer ou, ainda, fazer o que não nos pediram porque interpretamos de uma forma avessa o que deveria ter sido feito.

Devemos tomar cuidado, pois atitudes semelhantes às narradas acima são as maiores causadoras de gafes... Mas isto não é o problema.

Se você tirasse das mãos do presidente da empresa um contrato de 10 milhões de reais, que demorou quase um ano para ser conquistado, o que você faria se ele te pedisse para tirar uma cópia deste documento após você tê-lo jogado na desfragmentadora de papel? Eu sinceramente não sei... pensaria nisto no hospital, depois de acordar do desmaio e de recobrar a consciência. Por isso, mais uma vez, cuidemos de nossa comunicação com muita atenção.