segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Líder!

Um grande líder que conheço está deixando a nossa equipe para poder desbravar novos mares e encarar novos desafios. E o que ele está buscando? Está buscando aprender mais, ser melhor e, com isto, ser mais feliz e poder conseguir fazer as pessoas mais felizes. Tudo isto tem feito com que eu refletisse, e muito, sobre a postura do líder de uma maneira geral.

Em muitas equipes ainda é assim: ou o líder puxa ou empurra. Se ele sempre puxa é sinal que os membros da equipe estão à mercê do líder e não conseguem fazer nada sem ele: uma vez que este líder vai embora, as pessoas não conseguem fazer mais nada. Nas equipes onde o líder empurra, este se desgasta e a equipe "espana" igual um parafuso emperrado e resistente à força da chave de fenda. É o líder que não consegue fazer o papel de líder devido ao emperrar da equipe.

Já o líder dos tempos atuais entra na realidade de sua equipe e se põe ao lado, não para escorar, mas para motivar ensinar e, com humildade, aprender. Sim: o líder autêntico se dispõe a aprender.

Em um mundo onde falta referência para uma série de coisas, digo: é muito bom encontrar um líder que é referência.

Valeu Rodrigo!!!