terça-feira, 24 de novembro de 2009

A "utilidade" da Filosofia.

Quando alguém descobre o meu gosto pela Filosofia, é inevitável a pergunta: "para que serve a Filosofia"?

E, na resposta, já deixo a pessoa em um estado de choque, pois acredito que a Filosofia deve provocar este choque, esta inquietação. Digo: "a filosofia não serve para que você troque o pneu do carro, não serve para que você faça uma planilha com macros em Excel, não te ensina a fazer primeiros socorros em ninguém..."

A pessoa que fez a pergunta não me deixa nem terminar de elencar as coisas para as quais a Filosofia não serve e já conclui:
"Entendi! A Filosofia não tem utilidade alguma."
E eu respondo: "Bingo! É isso aí!"
"Então para que estudar isso?" - pergunta a pessoa que comigo dialoga.

Respondo de acordo com o que já foi afirmado por alguns filósofos: Embora a filosofia não tenha utilidade prática isto não significa que ela seja desprovida de função. Digo a pessoa que me questinou:

"A Filosofia não te ensina a trocar o pneu de um carro.
Mas será que os conhecimentos sobre borracharia te ajudariam a responder se é ético um borracheiro "riscar" um pneu do carro a pedido do cliente?


Se você quiser fazer uma planilha em Excel, não estude Filosofia para isto: faça um curso de Excel. Mas com o curso de Excel você sabe responder se é certo montar uma planilha para o controle do jogo do bicho?


Um homem está com um ferimento grave na cabeça, com o sangue esvaindo-se pelo chão. Você tem um kit de primeiros socorros e tem o curso para bem utilizá-lo. E aê? Você salva esta pessoa? Mesmo sabendo que o ferimento foi causado por um pai furioso que teve a filha violentada por aquele sujeito? É o curso de primeiros socorros que te dará bases morais para decidir sobre o que deve ou não ser feito?"

No diálogo comigo, a pessoa vai percebendo a nobre função da Filosofia, que para nada serve, mas que para tudo orienta.

Na próxima postagem tratarei da "utilidade" da Poesia.