Crianças. Dia das Crianças chegando aí.
Esta data é querida não somente pelas crianças, mas também por boa parte do varejo. Mas, caríssimo leitor, aqui não falarei do consumismo, do Capitalismo que busca oportunidades de expandir-se, etc... se você pode gastar e comprar presentes para uma criança, compre. Ela ficará feliz. Pense muito sobre o que você pode comprar. Se você consegue racionalizar sua compra, você é um consumidor. Se você não consegue racionalizar e sai comprando descontroladamente, você é um consumista. Quanto a este assunto, fim de papo.
O que quero proporcionar nesta postagem é a reflexão sobre o que podemos oferecer às crianças, além dos presentes. Presentes são legais, mas não são tudo.
Acredito que uma das muitas coisas que podemos oferecer às crianças é o respeito de nossa parte. Pode até parecer engraçado, pois nós adultos exigimos que as crianças nos respeitem, como se a quantidade de anos que temos nos fizessem mais humanos do que elas, a ponto de exigirmos o respeito, mas, em contrapartida, não sermos generosos para com elas neste aspecto.
Não estou dizendo que não devemos ensinar as crianças a respeitar os mais velhos. Aliás, esta é uma de nossas obrigações.
Sendo assim, vejo duas maneiras eficazes de ensinar às crianças a ter respeito não só pelos adultos, mas por todos os seres humanos, independentemente da idade:
1. Respeitar o estágio de desenvolvimento no qual a criança está, pois a criança não é um "mini-adulto" e não pode ser cobrada como um adulto. Lembre-se também: o adulto não é um ser humano completo, que já não precisa de desenvolvimento (disso falarei em uma outra postagem).
2. Ensinar pelo exemplo: como os responsáveis por uma criança podem querer ensinar o respeito se eles mesmos agem de maneira desrespeitosa? O pai chama a mãe da criança de "burra" e a mãe chama o seu esposo de "vagabundo" e "imprestável"... péssimo exemplo. Por isso, cuidemos de nosso palavreado e de nosso comportamento.
O recado era para oferecer respeito às crianças. Pegue todos os sentimentos bons que você tem no coração e os entregue para as crianças. Elas te retribuirão proporcionando um mundo melhor agora, como crianças bem estruturadas e que não causam problemas; elas te retribuirão no futuro, como adultos bem constituidos.
Até a próximas postagem.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se quiser desfilosofar um pouco, fique a vontade.